sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Jabuiticaba

É tempo de Jabuticabas.
Incrível como me chamam atenção
Essas frutinhas de um roxo quase preto.
Falam-me repousadas e brilhosas nas bancas de frutas:
-Tempo, tempo...
Durante o ano, fico imaginando o momento
Em que me depararei despretensiosamente
Com sua graça em alguma esquina,
Quando roxas bolinhas estalaram
Seu sumo inundando minha boca
Com um doce rápido
E branco.

Falam-me do tempo, as Jabuticabas
Da paciência adocicada do encontro
Com eu e tu e o todo e as coisas e nós
Acenam a espera de um momento
Onde o passar é gratidão
E risonhas esferas serão certas
No momento certo de serem.

Quando em feiras, carrinhos de mão, sacolas
Elas se insinuam inchadas de suco
É a vez delas mostrarem sua safra
Até que sejam preteridas
Pelos sapotis e cajus
É a vez de degustarmos
Os açucares alí dados por elas.

-Tempo, tempo, falam baixinho
As Jabuticabas
Enquanto apreendo seus saborores
Grata pela semeadura.

Um comentário:

Unknown disse...

Fico aqui eu pensando: nunca vi uma jabuticaba ou me interessei por elas.